Promotores de Justiça participaram de mutirão

 

O Ministério Público Estadual participou do “Mutirão, Eficiência e Socioeducação”, que foi realizado de 17 a 27 de fevereiro, com o objetivo de levar novas práticas e rotinas de trabalho às Varas da Infância e Juventude, inspecionando instalações prisionais e reavaliando penas de adolescentes institucionalizados em todo o Estado. Com o mutirão pretende-se acelerar o trâmite das ações relacionadas às varas da infância e adolescência, integrando as instituições que trabalham dentro dessas áreas em um trabalho conjunto, proporcionando aos assistidos a inserção na sociedade. O Promotor de Justiça Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ), participou ativamente da iniciativa, sendo auxiliado pelos Promotores de Justiça Antônio Charles Ribeiro de Almeida, Helga Barreto Tavares e Maurício Verdejo Gonçalves Júnior.

O coordenador do CAODIJ participou de diversas atividades, incluindo visita ao Centro Educacional Masculino (CEM), onde foi realizado um trabalho social de reconhecimento de paternidade. Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer seus filhos, sendo que as instituições participantes – Ministério Público, Justiça Itinerante, Defensoria Pública – facilitaram os procedimentos para retirada de documentos pessoais. Glécio Setúbal também esteve presente na solenidade de encerramento dos trabalhos, realizada no dia 27 de fevereiro.

O mutirão tratou-se de um grande movimento, durante o qual foram analisados os processos de adolescentes infratores de todo o estado, sendo que também houve o fornecimento de toda a documentação aos adolescentes.