Palestra realizada hoje no Centro de Formação de Professores da SEMEC

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAODEC), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, está conduzindo diversas atividades dirigidas aos professores da rede pública de ensino, para execução da camapanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”. Na manhã de hoje (14/05), a Promotora de Justiça Lia Burgos, coordenadora do CAODEC, esteve no Centro de Formação de Professores Odilon Nunes, em Teresina, para falar sobre a campanha aos docentes da rede municipal. O encontro foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que se comprometeu a levar o tema para as salas de aula.

O principal objetivo é promover um cultura de paz, conscientizando os adolescentes sobre a necessidade de evitar a violência. A promotora Lia Burgos conduziu uma apresentação sobre a campanha, mostrando as peças produzidas e discriminando as diretrizes e objetivos. Ela explicou que a etapa a ser realizada nas escolas é um desdobramento da campanha concebida como ação da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), lançada nacionalmente em novembro de 2012. Trata-se de uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência, especialmente homicídios. A atitude proposta pela campanha é a de contar até dez para evitar a execução de atos baseados na raiva. O lema escolhido para essa fase da campanha é “valente mesmo é quem não briga”.

A SEMEC produzirá o material de apoio, que reúne roteiros de aulas versando sobre a valorização da vida, os direitos e deveres dos adolescentes, violência nas escolas e bullying, dentre outros. Também foi firmada parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC), que já está executando as atividades correspondentes.

No Piauí, a campanha “Conte até 10” para execução nas escolas foi lançada no dia 06 de dezembro de 2013, quando a SEMEC, a SEDUC e o Tribunal de Justiça assinaram termo de parceria e cooperação com o Ministério Público. Em abril, o CAODEC reuniu os coordenadores e gerentes regionais das duas secretarias de educação para conduzir os primeiros momentos de capacitação. O evento contou com a participação dos dirigentes das coordenações e gerências da SEMEC e da SEDUC, que funcionarão como multiplicadores da campanha. A programação incluiu palestras ministradas pelos Promotores de Justiça Márcio Fernando Magalhães Franca, Ana Isabel de Alencar Mota Dias e Márcio Giorgi Carcará Rocha, com os mesmos temas que constam no material de orientação para os professores. O Juiz de Direito José Carlos da Fonseca Amorim também conduziu uma apresentação. A Juíza de Direito Maria Luiza de Moura Mello e Freitas esteve presente. A SEDUC foi representada pelo superintendente de gestão do órgão, Iolanda Rêgo.

A capacitação realizada em abril foi conduzida pela Promotora de Justiça Lia Burgos, coordenadora do CAODEC, e pela Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF)

O Ministério Público do Piauí já está preparando a ampliação da campanha para os municípios do interior do estado, também através de parcerias com as secretarias de educação e com o Poder Judiciário.