A Promotora de Justiça Helga Barreto Tavares conduziu audiência pública no município de Curral Novo, sobre a exploração do minério de ferro na região, que tem gerado dúvidas e receios junto à população. Também participou da reunião o Procurador da República Francisco Alexandre de Paiva Forte, representando o Ministério Público Federal. O tema principal foram os direitos da coletividade local, principalmente os das famílias que possuem terras nas áreas que serão exploradas.

A audiência pública pautou-se em três objetivos primordiais: esclarecer à comunidade quais seriam de fato seus direitos no que se refere à propriedade; buscar informações gerais junto aos moradores do local sobre efetiva existência de violação ou ameaça a tais direitos; defender a obediência intransigente do Poder Público instituído e os serviços de alta relevância social, como é o da exploração de minério de ferro.

A audiência contou com a presença maciça dos populares, ansiosos por respostas acerca da existência do direito de desapropriação e o valor das indenizações. O representante da empresa responsável pela exploração do minério teceu considerações sobre essas dúvidas dos populares, esclarecendo que as indenizações estão sendo avaliadas, mas destacou que o valor delas está acima da avaliação do mercado. E pontuou que, além da venda das terras, é ofertada às famílias a opção de arrendamento e servidão.

Após todos os questionamentos e discussões sobre o tema, a pauta da audiência foi concluída, com a participação ativa da população local.