O Ministério Público do Piauí tem trabalhado para garantir o fortalecimento do controle social na capital e no interior do estado, de acordo com as propostas constantes do Plano Geral de Atuação Finalística. Em União, as Promotorias de Justiça viabilizaram a estruturação do Conselho Tutelar, organização responsável pela fiscalização de todos os entes de proteção de crianças e adolescentes, o que envolve Estado, comunidade e família.

Depois de promover investigações realizadas nos autos do Procedimento Investigatório Preliminar (PIP) nº 008/2013, a Promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho constatou grave déficit estrutural e de materiais no Conselho Tutelar local, de modo que, mesmo com a boa vontade dos conselheiros, muitas diligências deixavam de ser cumpridas por falta de um automóvel, computador, impressora, internet e linha de telefone. Essa situação estava ocasionando a falta de apuração e de intervenção do conselho em diversas ocorrências de lesão a interesses de crianças e adolescentes de União.

Diante desse quadro, o Ministério Público ajuizou ação civil e propôs à Prefeitura do Município a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC). Logo no início de junho, a prefeitura comprou e disponibilizou um carro para o Conselho Tutelar, para o cumprimento das diligências. O veículo foi entregue durante solenidade realizada na sede das Promotorias de Justiça de União, com as presenças da Promotora Gianny Vieira de Carvalho, do prefeito, Gustavo Medeiros, de servidores do Ministério Público e dos membros do conselho.
A Promotora de Justiça Gianny Carvalho (no centro, de preto) participou da entrega de veículo ao Conselho Tutelar

Outros encaminhamentos já estão sendo executados: o início das reformas do prédio (que está sendo inteiramente reformulado, para acomodar crianças e adolescentes, e bem servir aos conselheiros em suas atividades diárias), computadores, impressora, linha de telefone fixo, celulares, entre outros.