Atendendo solicitação da Promotoria de Justiça de Cristino Castro, por meio da Promotora de Justiça Romana Leite Vieira e com o apoio da Procuradoria – Geral de Justiça do Estado do Piauí, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude – CAODIJ, coordenado pelo Promotor de Justiça Glécio Setúbal, realizou, no dia 10 de julho, Capacitação para os Conselhos Tutelares das Cidades de Bom Jesus, Cristino Castro , Currais, Palmeiras do Piauí e Santa Luz. Na oportunidade, o Promotor de Justiça Francisco de Assis Rodrigues Santiago Júnior, também enviou os Conselheiros Tutelares das Cidades de Parnaguá e Monte Alegre. A capacitação dos conselhos constitui uma importante estratégia para a defesa dos direitos da criança e do adolescente, sendo prioridade para o Ministério Público o fortalecimento da Rede de Garantia de Direitos.
A Procuradoria – Geral de Justiça vem buscando apoiar o trabalho das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, como por exemplo daquelas que se localizam no Sul do Estado, ocupada por Promotores Substitutos, vez que o Conselho Tutelar é importante aliado na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Na capacitação compareceram 40 conselheiros tutelares que receberam orientação para uma atuação eficaz e resolutiva no enfrentamento e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. A capacitação contou com palestras dos servidores do Ministério Público : Conselho Tutelar na rede de Proteção, ministrada por José Claudeir Batista Alcântara, Assessor Especial do CAODIJ, Ferramentas para o exercício profissional do conselheiro tutelar, ministrada por Liandra Soares Nogueira, Assessora Técnica em Psicologia do Ministério Público do Estado do Piauí; O SUAS e a Rede de Assistência na área da Criança e do Adolescente: organizando a rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de seu Município, ministrada por Maria Luisa da Silva Lima. Assessora Técnica em Serviço Social do Ministério Público do Estado do Piauí.
A Capacitação contou também como apoio do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDCA, por meio de seu vice-presidente, o Sr. Antônio José dos Santos Mendes, que ministrou a palestra Os Conselhos de Direitos e o Fundo dos Direitos da Infância e Adolescência, voltada para a implantação do Fundo da Criança e do Adolescente, que ainda é incipiente no Estado.