Uma equipe do Ministério Público do Estado do Piauí participou da III Reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), realizado em Manaus (AM). A comitiva foi formada pelos representantes do MP/PI nas áreas da saúde (Cláudia Seabra), defesa da pessoa com deficiência (Marlúcia Evaristo), no combate ao crime (Luzijones Façanha) e na defesa da infância (Glécio Setúbal). O Núcleo das Promtorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) foi representado pelo Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima e pela psicóloga Cynara Veras. Os dois apresentaram aos Promotores da Comissão Nacional Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher – COPEVID os projetos de prevenção à violência contra mulher desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí.
Os projetos apresentados foram: LABORATÓRIO MARIA PENHA, LEI MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS e INTERIORIZAÇÃO D LEI MARIA DA PENHA.
Para o Coordenador do NUPEVID/MPPI, Promotor Francisco de Jesus Lima, os projetos apresentados são preventivos no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e servirão para desencadear ações conjuntas e de âmbito nacional nos Ministérios Públicos Brasileiros.
Na avaliação da Psicóloga Cynara Veras, a prevenção, o trabalho das equipes multidisciplinares e a formação de multiplicadores são os caminhos no enfrentamento à violência contra mulher.
A Coordenadora da COPEVID, Promotora Márcia Teixeira (MP/BA), disponibilizou os projetos aos promotores, para adaptações e execução em seus Estados.