No dia 26 de junho do ano vigente, a 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da pessoa com deficiência e do Idoso, promoveu audiência para tratar sobre a situação do CIES, Centro Integrado de Educação Especial. A reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, e estiveram presentes representantes de diversos órgãos, entre eles o próprio CIES e a Secretaria Municipal de Saúde.
Foi a terceira audiência realizada no procedimento do inquérito civil referente à situação do CIES, cujas representantes entregaram uma lista de necessidades do centro em 2014 a Alduína Monteiro, da Secretaria Municipal de Saúde. Outra lista foi entregue à SEDUC, que até o momento não havia sido atendida.
O CIES presta atendimento a crianças e adolescentes com deficiência mental associada ou não a outras deficiências, na faixa etária de 0 a 14 anos. A instituição passa por dificuldades com relação ao repasse de recursos e estrutura para atender às crianças.
Também foi debatida a situação da clínica de caráter privado Reabilitar com Amor, que atende 30 crianças pelo SUS, mas de acordo com sua representante, Maria da Conceição Sales, tem capacidade para receber 80. Alduína Monteiro, da Secretaria de Saúde, respondeu que existe parecer favorável pelo setor financeiro para atendimento de mais 15 crianças na instituição.
Uma nova audiência foi marcada para o dia 03 de julho, às 8h, para que sejam cumpridas as diversas determinações da 28ª Promotoria de Justiça e para que sejam tratados temas relacionados ao Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias envolvidas, a fim de viabilizar o funcionamento do CIES.