A Ouvidoria do Ministério Público divulgou seu relatório de atividade do período entre janeiro e junho deste ano. O órgão, chefiado pela Procuradora Ivaneide Tavares, é um canal direto coma  sociedade, pelo qual se pode fazer denúncias, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação ou sugestões sobre as atividades desenvolvidas.

Neste primeiro semestre a Ouvidoria recebeu 660 manifestações internas e externas ao Ministério Público, sendo que mais da metade foram pedidos de informações ou providências. Muitas denúncias também foram feitas, com um total de 228, e demonstram que a população apresenta uma postura cada vez mais ativa em relação aos problemas e irregularidades que presenciam ou tomam conhecimento. Outras manifestações em destaque são reclamações, críticas e elogios ao trabalho da instituição.

Nota-se nos dados, também, grande uso da tecnologia. Dentre as manifestações, cerca de 49% foi feita através do formulário online, disponibilizado na página da Ouvidoria no site do Ministério Público. A efetiva utilização das mídias digitais possibilita à Ouvidoria ter uma abrangência nacional e internacional de atendimento aos cidadãos. Outros 47% representam atendimento por telefone, e apenas 4% presencial.

Entre os assuntos mais recorrentes destacam-se a procura por leis de acesso a informação, informações sobre remuneração de membros e servidores, administração e funcionamento do Ministério Público, entre outros. A partir do contato com a população, a Ouvidoria realiza as providências cabíveis, com atendimento imediato às demandas, orientando o cidadão a entrar em contato com os órgãos responsáveis ou enviando as solicitações aos setores correspondentes.

A população pode entrar em contato com a Ouvidoria através de sua seção no site do Ministério Público, por e-mail (ouvidoria@mppi.mp.br) e por telefone, pelo número 127.