O Ministério Público do Estado do Piauí está recebendo a 93ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público (CNCGMP), evento cujo objetivo é promover a construção de conhecimentos para aperfeiçoar a atuação dos membros do Ministério Público em todo o Brasil. Durante as reuniões, os Corregedores-Gerais têm a oportunidade de compartilhar experiências e desenvolver propostas integradas. O encontro foi organizado pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Piauí, que atualmente é dirigida pela Procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes. As corregedorias são órgãos incumbidos de orientar e fiscalizar a atuação e conduta dos Procuradores e Promotores de Justiça.
A reunião estarã acontecendo hoje e amanhã (18 e 19 de setembro), no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina. A abertura foi conduzido pelo presidente do CNCGMP, Nelson Oliveira, Corregedor-Geral do Ministério Público de São Paulo, e pela Corregedora-Geral do MP/PI. Também participaram do momento solene a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, e o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças – que representou a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Cavalcanti – além de três membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP): Cláudio Portela, Jeferson Coelho e Antônio Duarte.
A programação do turno da manhã incluiu uma apresentação sobre o controle externo da atividade policial, ministrada pela Conselheiro Antônio Duarte. Logo após, foi promovida uma mesa de diálogo com os membros do CNMP. À tarde, Rosangela Mendes conduzirá palestra sobre a atuação da Corregedoria-Geral no Piauí.