O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Teresina – NUPEVID/MPPI – participou do I Seminário Alagoano de Enfrentamento à Violência de Gênero, realizado em Maceió, Estado de Alagoas, nos dias 07 e 08 de agosto de 2014.

O Seminário foi realizado em comemoração aos oito anos da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e teve como objetivo proporcionar reflexões, vencer desafios e a troca de experiência nos oito anos da lei.

Participaram representando o NUPEVID/MPPI o Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima e a Psicóloga Cynara Veras, que apresentaram os projetos e campanhas preventivas desenvolvidas no Estado: Lei Maria da Penha nas Escolas, Laboratório Maria da Penha e Interiorização da Lei Maria da Penha. Na avaliação do Promotor de Justiça Francisco de Jesus, elaborador dos projetos e campanhas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas     representam avanço na aplicação da lei, mas reconhece a existência de muitos desafios a serem superados, a exemplo, citou a luta constante pela igualdade de gênero e uma educação não sexista.

Estiveram presentes ao evento: Maria José Alves da Silva, Promotora de Justiça do Estado de Alagoas; Wania Pasinato, Socióloga, Pós-Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU/UNICAMP, Aimará Aravena Gallo,     Coordenadora de Tutorail de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagos no curso gênero e diversidade, além diversas autoridades do Estado.

Em nosso Estado, os projetos têm sido levados aos diversos municípios piauienses, com grande aceitação da sociedade. A exemplos:

PIRIPIRI – PIAUÍ
O projeto a LEI MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS, desenvolvido, em parceria, com os acadêmicos da faculdade CHRISFAPI na Cidade de Piripiri, Estado do Piauí. O evento contou com a participação de representantes da CHRISFAPI, estudantes das diversas áreas, dentre elas ciências jurídicas e serviço social, autoridades e apresentação do grupo de teatro PINGO D’ARTE, que encenou a peça “O Cupim da Nega”, que retrata a cultura machista e escravocrata vivida no Município de Cocal de Telha (PI), depois do rompimento da escravidão no Brasil.

FLORIANO – PIAUÍ
O projeto INTERIORIZAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA foi apresentado no campus da UESPI. O evento contou com a participação dos representantes do Ministério Público local: promotores Carlos Washington, Arimatéa Dourado e Manoel Barros, além de diversos segmentos da sociedade e alunos da Universidade Estadual do Piauí.

COCAL DA ESTAÇÃO – PIAUÍ
O projeto INTERIORIZAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA foi apresentado no Município de Cocal da Estação (PI) e contou com a participação do representante do Ministério Público local, promotor Francisco Túlio, representantes do município, profissionais  e estudantes do Projovem.