A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Piauí inaugurou, na manhã de hoje (30/10), a Galeria dos Corregedores-Gerais, com menção a todos os membros da instituição que ocuparam esse cargo nos últimos 33 anos. O evento foi prestigiado por várias Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores da Corregedoria. A Corregedora-Geral atual, Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, conduziu a abertura da solenidade, explicando que o objetivo da galeria é preservar a memória da Corregedoria-Geral, já que ela é um símbolo do legado que as administrações anteriores deixaram. A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, também se pronunciou. “Considero louvável a iniciativa da Corregedoria-Geral do Ministério Público, pois a Galeria de Corregedores Gerais, além de prestar a devida homenagem a todos os aguerridos colegas que ocuparam este cargo tão relevante, é um símbolo de respeito à história desta instituição”, disse ela. As duas descerraram a galeria, oficializando a sua inauguração.
A Corregedora-Geral, Rosangela Mendes (esquerda), e a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, momentos antes do descerramento da galeria
A solenidade foi marcada pelo contentamento e pela emoção, pois muitos dos Procuradores de Justiça presentes já ocuparam o cargo de Corregedor-Geral. Um deles foi o procurador Alípio de Santana Ribeiro, o mais antigo dos corregedores vivos. Ele esteve à frente do órgão entre os anos de 1993 e 1995. “Sinto-me muito honrado com esta homenagem, e parabenizo a Corregedoria por essa iniciativa. Sabemos que a Corregedoria tem prestado um serviço exemplar, sempre na busca pelo aperfeiçoamento do trabalho dos membros do Ministério Público”, declarou ele. Os outros procuradores que exerceram a função também puderam compartilhar suas experiências. São eles: Antônio Gonçalves Vieira, Martha Celina de Oliveira Nunes, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, Teresinha de Jesus Marques e Antônio de Pádua Ferreira Linhares.

Também estava presente o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Rebouças, que igualmente louvou a iniciativa de construção da galeria.

A Corregedoria Geral do Ministério Público é órgão da Administração Superior do Ministério Público do Estado do Piauí incumbido da orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público.

O Corregedor-Geral é eleito entre os membros do Colégio de Procuradores do Ministério Público, para o mandato de dois (02) anos, período em que passa, também, a ser membro nato do Conselho Superior do Ministério Público, na forma do art. 24 § 2º da Lei Complementar nº 12 de 18 de dezembro de 1993.