O Ministério Público do Estado do Piauí, através do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida, no Trabalho, convidou o conceituado mastologista Sabas Carlos Vieira para conduzir uma palestra sobre o câncer de mama, com ênfase na prevenção e nos sintomas. A atividade está incluída no plano da Procuradoria-Geral de Justiça para a campanha Outubro Rosa, que desde 1990 contribui para a conscientização de mulheres no mundo todo. A palestra será realizada na próxima sexta-feira (24/10), às 7h30, no auditório da sede da PGJ.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

Considerando esses dados alarmantes e a necessidade de desconstrução da ideia de que a doença é uma ameaça distante, que não merece preocupações precoces, a Procuradoria-Geral promove a palestra com o objetivo de disseminar informações entre as Procuradoras de Justiça, Promotoras de Justiça, servidoras e estagiárias, que certamente atuarão como agentes multiplicadores no núcleo familiar e comunitário em que vivem.