O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí em exercício, Luís Francisco Ribeiro, deu posse hoje (20/10) a quatro Promotores de Justiça Substitutos, todos aprovados no último concurso promovido pelo Ministério Público. Leonardo Dantas Cerqueira Monteiro, Gerson Gomes Pereira, Fabrícia Barbosa de Oliveira e Edgar dos Santos Bandeira Filho tomaram posse diante de uma platéia composta por diversas autoridades piauienses.. Os novos membros do Ministério Público atuarão em defesa da sociedade e do cumprimento da lei. A sessão solene de posse foi realizada no auditório Procuradora Iolanda Carvalho, localizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
O juramento de posse foi lido pela empossado Leonardo Dantas Cerqueira Monteiro. Os novos promotores prometeram dedicação e lealdade na defesa da ordem jurídica e democrática do país. Gerson Gomes Pereira falou em nome dos colegas. Ele destacou o esforço empreendido por todos os candidatos até chegarem à posse e ressaltou a importância de integrar o Ministério Público atuando em defesa do cidadão piauiense. Gerson Pereira também discorreu sobre a trajetória do Ministério Público enquanto instituição, ressaltando a necessidade de uma atuação firme e independente, o que passa pela garantia da autonomia. “Seremos Promotores de Justiça. Justiça de olhos abertos para os direitos fundamentais do cidadão. Cabe a nós o dever de lutar pela materialização do direito de liberdade estampado na Carta Maior”, disse ele, em seu discurso.
O Procurador-Geral em exercício saudou os novos membros expressando o sentimento de renovação, avanço e esperança no trabalho deles, destacando que a carreira ministerial demanda profissionais aguerridos e comprometidos com a transformação da realidade social.
Dentre as autoridades convidadas, estavam vários Procuradores Federais, o Desembargador aposentado Nildomar Silveira, o presidente eleito do Tribunal de Contas do Piauí, Luciano Nunes, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Raïssa Resende, e o deputado estadual Luciano Nunes. A Subcorregedora-Geral do Ministério Público, Martha Celina de Oliveira Nunes, a Ouvidora do Ministério Público, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, a Diretora-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Raquel Costa Normando, e a Secretária-Geral do MP/PI, Débora Said, compuseram a mesa de honra ao lado do Procurador-Geral de Justiça, como autoridades institucionais. A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, também se prontificou a prestigiar a cerimônia, mesmo estando em licença médica.
Os novos Promotores de Justiça passarão por um estágio de adaptação antes de se instalarem em suas comarcas. O estágio é promovido pelo CEAF, e a programação teve início ainda na manhã de hoje, com palestra proferida pelo presidente da APMP, Paulo Rubens Rebouças, sob o tema: “O perfil do Ministério Público”. Até sexta-feira, os empossados assistirão a várias palestras sobre o funcionamento da instituição. Confira a programação completa do estágio no arquivo anexo.