O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Piauí já está trabalhando na elaboração do Plano de Capacitação 2015, cujo objetivo é o aperfeiçoamento contínuo dos membros e servidores da instituição. A Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, a Direitora-Geral do CEAF, e a Promotora de Justiça Maria Eugênia Bastos, Coordenadora Pedagógica do órgão, reuniram-se com os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional e com os coordenadores técnicos da administração, além do Controle Interno, para solicitar que todas as unidades informem quais serão as áreas de capacitação contempladas no próximo ano.
O CEAF também aproveitou os encontros para consolidar o acompanhamento das iniciativas planejadas para 2014. Verificou-se que até então foram cumpridas várias metas, no que se referia à participação de membros e serrvidores em cursos voltadas para segmentos específicos, como administração das finanças públicas, auditoria, cerimonial, tecnologia da informação e muitos outros. Em 2015, a projeção é de que esse trabalho seja ainda mais ampliado, com o uso de novas ferramentas, a exemplo da educação à distância.
“As pessoas são, sem dúvida, a parte mais importante de uma instituição. Com a capacitação de membros e servidores, o Ministério Público aufere diversas vantangens, como a diminuição da rotatividade de pessoal, a elevação na produtividade e a redução de custos, pois um membro ou servidor capacitado pode servir como um multiplicador de conhecimentos. Para que uma instituição cresça e chegue a um patamar de excelência, é necessário que o seu corpo funcional aumente suas habilidades, capacidade intelectual e técnicas de trabalho”, declara a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, que apóia e estimula a atuação do CEAF.
