Na manhã de hoje, o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUPEVID promoveu uma atividade em alusão ao Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher na praça Rio Branco.

Foi realizado um trabalho de conscientização quanto aos direitos da mulher, através de panfletagem e informações, para que seja possível extinguir esse tipo de violência. Muitas mulheres foram atendidas na ação, que contou com a presença dos Promotores de Justiça Amparo Sousa e Francisco de Jesus Lima e de diversas instituições que apoiam a causa, como a Defensoria Pública do Estado, Juizado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Também estiveram presentes entidades de defesa da mulher dos municípios de Capitão de Campos e Cocal de Telha.

 

 

 

O objetivo da atividade é alertar os governos e a sociedade civil quanto à importância da luta diária no combate à violência contra a mulher, visto que este é um problema de alcance internacional. Na oportunidade, o NUPEVID elegeu como homenageada a presidente da FETAG Piauí, Elisângela Maria dos Santos Moura, por sua atuação na defesa de mulheres do campo.

O Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher é celebrado no dia 25 de novembro em homenagem às irmãs militantes Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que nesta mesma data em 1960 foram brutalmente assassinadas pelo regime ditatorial de Leônidas Trujillo, na República Dominicana. A data foi instituída em em 1999, pela Organização das Nações Unidas – ONU.