Na última semana o Piauí recebeu reunião da  ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. O evento ocorreu no Hotel Arrey, entre os dias 18 e 21 de novembro, e foi organizado pelo Ministério da Justiça em parceria do Ministério Público do Estado do Piauí. Além das entidades organizadoras, diversas outras participaram.

No encontro, as entidades que integram a Estratégia apresentaram resumo das ações realizadas ao longo de 2014 e definiram a linha de atuação do grupo para o próximo ano. Entre as propostas feitas destacam-se o desenvolvimento de uma avaliação nacional de riscos relacionados à lavagem de dinheiro, o monitoramento da implementação da Lei de Acesso à Informação, a discussão de diretrizes para a avaliação dos programas de integridade da Lei Anticorrupção, o mapeamento de iniciativas de identificação civil para a implementação do Registro de Identidade Civil (RIC), e a continuidade de desenvolvimento de mecanismos que permitam a identificação dos usuários finais das empresas estrangeiras.

As metas traçadas no encontro foram redigidas na Carta de Teresina, com recomendações para a efetividade do combate à corrupção no país. Houve também uma homenagem ao ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, falecido no dia 20 deste mês, e que foi um dos idealizadores do ENCCLA.