O Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí, está comemorando os resultados positivos obtidos com a divulgação da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” junto às escolas de ensino fundamental e médio. Trata-se de campanha permanente, que tem por meta conscientizar a sociedade, em especial crianças e jovens, de que o combate à corrupção é responsabilidade de todos, devendo ser efetivado a partir da assunção de nossa responsabilidade individual (em relação aos próprios atos, adotando uma postura ética, pautada pela honestidade), de nossa responsabilidade coletiva (em denunciar os atos de corrupção e contribuir para a punição dos corruptos) e de nossa responsabilidade para com as futuras gerações (a partir de um agir consciente). Iniciada em 2005 em Chapecó, Santa Catarina, por iniciativa do Promotor de Justiça Afonso Ghizzo Neto, ela foi abraçada pelo CNPG e pela CONAMP em 2008. No Piauí, vêm sendo desenvolvidas atividades desde 2010.
A promotora de Justiça Janaína Rose Ribeiro Aguiar, coordenadora do CACOP, firmou parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, conseguindo fazer com que várias escolas aderissem à campanha, promovendo atividades em sala de aula. O resultado foi recompensador: usando de criatividade e alegria, crianças e adolescentes produziram redações, poemas, músicas, dramatizações e até vídeos com exemplos da quais são os atos de corrupção do cotidiano: venda de votos, falsificação das notas do boletim, compra de atestado médico…
Na Escola Municipal Mário Faustino, zona leste de Teresina, foi promovida reunião de sensibilização com os professores, que levaram o tema para dentro das salas de aula, apresentando aos alunos vários questionamentos sobre corrupção, de modo que eles refletissem sobre as suas modalidades, os agentes e as atividades positivas que podem ser tomadas para combatê-la. Os alunos expuseram trabalhos sobre o assunto e colheram depoimentos.
Na Escola Municipal João Paulo I, na zona rural do município, todos os alunos participaram, produzindo charges, um jogral e um jornal. O coral Mais Educação, formado por alunos da escola, interpretou a paródia “Que ladrões são esses” e ainda produziram vídeos.
Na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Pereira e Silva, os próprios estudantes tomaram a iniciativa de servirem como multiplicadores. Eles se reuniram em grupos para fazer a leitura das cartilhas fornecidas pelo Ministério Público e ainda confeccionaram cartazes sobre a temática da corrupção.
Já na EM Monsenhor Mateus Rufino as crianças construíram, durante uma oficina, o “monstro da corrupção” e mostraram que ele se alimenta de pequenas atitudes desonestas. Os estudantes da EM Jornalista João Emílio Falcão gostaram muita da cartilha da campanha e produziram diversos textos sobre as consequências causadas pelos atos de corrupção. E não pára por aí: na Escola Municipal do Angelim, as crianças produziram cordel e desenvolveram atividades em sala de aula. Já na EM Cacimba Velha, os alunos organizaram uma gincana sobre o tema.
“É muito gratificante verificar que o nosso trabalho está resultando na conscientização de tantos estudantes, que com certeza vão levar esse conhecimentos para suas famílias e para a comunidade. Só educando desde cedo conseguiremos minimizar o problema da corrupção, e futuramente até extirpar esse mal da nossa sociedade. ”, diz Janaína Aguiar.
Confira algumas das produções dos estudantes.
Cordel
PESSOAS SEM CARÁTER
SÃO MUITAS NESTE MUNDÃO
ROUBAM DOS POBRES
PRATICAM CORRUPÇÃO
QUERENDO LEVAR VANTAGEM EM TUDO
SEM NENHUMA SATISFAÇÃO.
TENTANDO NÃO CAIR
NAS MÃOS DA REPROVAÇÃO
FALSIFICAM AS NOTAS.
PAPÉIS PELO CHÃO
PARECE ENFEITE, MAS NÃO SE ENGANE
É SÓ MAIS UM ATO DE CORRUPÇÃO.
MISLANY DO NASCIMENTO GONÇALVES
TURMA 19AT (Escola Municipal do Angelim)
Paródia (Música “Liberdade”)
Por quanto tempo ainda vamos ter que suportar
a corrupção, impunidade e violência
ricos cada vez mais ricos,
pobres cada vez mais pobres
quem será que vai levar o maior tombo?
Veja a sociedade mal sucedida economicamente
roubados por esses políticos indecentes
Achamos que estão colaborando, nos dando uma melhora
mas infelizmente pagamos imposto a toda hora.
Fazem promessas e nos iludem a toda hora
que ajuda é essa, queira me explicar
onde a gente anda e continua no mesmo lugar
E pro Brasil crescer como é que vai ficar,
não dá mais pra viver nesse lugar,
mas o dia é longo e demora
e os corruptos agem a toda hora.
Abandonados pelos políticos, nosso destino é esse
ser enganado e humilhado, vai ser sempre assim
mas uma vez a população é enganada
onde votam em político que não servem para nada