A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, esteve hoje (15/12), mais uma vez, na sede da Assembléia Legislativa do Piauí, para defender melhorias orçamentárias para o Ministério Público do Estado do Piauí. Durante a manhã, foi realizada uma votação preliminar junto à Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação. Foi aprovado o relatório do deputado Antônio Félix ao Projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2015 com base em proposta do deputado Ismar Marques, que alterou os percentuais de aumento de recursos para o Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, que passaram a ser de 19% para o TJ e 18% para o MP e o TCE. A proposta original apresentada pelo Ministério Público apontava um aumento de cerca de 30% em relação a este ano, o que representaria uma previsão de R$ 189 milhões.

A chefe do Ministério Público enfatizou que a proposta orçamentária da instituição é bastante enxuta, priorizando as despesas fixas e os montantes básicos para investimentos imprescindíveis, como a construção de sedes próprias no interior do Estado. “A sociedade reclama um Ministério Público forte, altivo e independente para defender com denodo o meio ambiente, a saúde, a educação, o idoso, o deficiente, as mulheres, as crianças e adolescentes e os demais interesses sociais, além de combater implacavelmente o câncer da corrupção, em todas as suas esferas. Isso só será possível se dispusermos de autonomia plena nos aspectos financeiro e orçamentário”, disse ela.

Também foram à Assembleia Procuradores e Promotores de Justiça, representante da Associação Piauiense do Ministério Público e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público. A votação definitiva acontecerá amanhã, no plenário da Assesmbleia Legislativa. O Ministério Público pede o apoio de toda a sociedade.