A cerimônia de inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Oeiras – Prédio Procurador de Justiça “João da Mata Barbosa Nunes” – foi um dos mais prestigiados eventos já promovidos pelo Ministério Público do Estado do Piauí. A solenidade, realizada na noite de hoje (23), foi presidida pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, e contou com a participação de várias autoridades estaduais e municipais, dentre elas o Governador do Estado, Wellington Dias, o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho, e o presidente do Tribunal de Contas, Luciano Nunes. Cerca de 400 pessoas reuniram-se para prestigiar a cerimônia: prefeitos e  vereadores de Oeiras e dos municípios vizinhos, deputados estaduais, representantes da Defensoria Pública, de secretarias municipais e de vários outros órgãos e instituições.

O próprio Ministério Público, além da Procuradora-Geral de Justiça, levou o Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, e a Corregedora-Geral em exercício, Martha Celina de Oliveira Nunes, mais o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Rebouças, e os Promotores de Justiça Carlos Washington Machado, Ana Botelho, Carlos Rogério Beserra da Silva e Fabrícia Barbosa. O Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras foi representado pelo Promotor Carlos Rubem Campos Reis, que usou a palavra para expressar sua alegria ao ver a nova sede construída.

Os dois pavimentos da sede somam 324 metros quadrados, que compreendem salas amplas, banheiros acessíveis, recepção e auditório. A sede foi construída inteiramente com os recursos geridos pela Procuradoria-Geral de Justiça, que investiu R$ 692 mil. A administração atual do Ministério Público tem trabalhado intensamente para equipar todas as Promotorias de Justiça: a sede de Oeiras já é a terceira sede própria inaugurada por Zélia Saraiva Lima no interior do Estado em pouco mais de um ano.

O nome do Procurador de Justiça João da Mata Barbosa Nunes foi escolhido para o batismo das novas instalações porque esse saudoso membro do Ministério Público nasceu em Oeiras e lá exerceu seu ofício durante 28 anos, tendo sido sepultado na cidade que amava. A família do homenageado compareceu massivamente ao evento, e todos se mostraram muito emocionados. O genro do Procurador de Justiça, Cícero Coelho de Abreu Rocha, foi o escolhido para falar em nome dos demais familiares. Ele exaltou as qualidades de João da Mata Barbosa Nunes e demonstrou todo o contentamento da família pela lembrança.

O Governador do Piauí, Wellington Dias, parabenizou o Ministério Público pela inauguração, e a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, celebrou mais essa conquista. “Vivenciamos neste momento mais uma comemoração para o nosso Parquet e para a sociedade piauiense. Continuamos a trilhar nosso caminho de crescimento em busca da meta de melhor servir ao povo deste Estado. E hoje galgamos mais um passo na subida dessa montanha, entregando uma nova e moderna sede para a população deste encantador e progressista município de Oeiras, primeira capital do Piauí. É imensa a alegria que nos invade, e acredito que ela é extensiva a toda a sociedade de Oeiras e demais municípios que integram esta comarca, porque, de agora em diante, os Promotores de Justiça terão mais comodidade, tranquilidade e conforto para atender aqueles que os procuram”, declarou ela durante o seu discurso. O desenlace da fita inaugural foi conduzido pela Procuradora-Geral e pelo Governador.

Placa inaugural

Grande público prestigiou o evento

A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, o Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, e o Deputado Luciano Nunes, que também integra a família de João da Mata Barbosa Nunes, junto ao marco em homenagem ao Procurador

O Coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras, Carlos Rubem Campos Reis

O Coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras, Carlos Rubem Campos Reis

A Procuradora-Geral de Justiça com o Governador do Estado, Wellington Dias, e o prefeito de Oeiras, Lukano Sá

A Procuradoria-Geral de Justiça também entregou um veículo próprio para as Promotorias de Justiça, na mesma data

Hino do Piauí foi executado pela Banda Sinfônica da Polícia Militar do Piauí

Familiares do Procurador de Justiça homenageado, João da Mata Barbosa Nunes