A cerimônia de inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Oeiras – Prédio Procurador de Justiça “João da Mata Barbosa Nunes” – foi um dos mais prestigiados eventos já promovidos pelo Ministério Público do Estado do Piauí. A solenidade, realizada na noite de hoje (23), foi presidida pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, e contou com a participação de várias autoridades estaduais e municipais, dentre elas o Governador do Estado, Wellington Dias, o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho, e o presidente do Tribunal de Contas, Luciano Nunes. Cerca de 400 pessoas reuniram-se para prestigiar a cerimônia: prefeitos e vereadores de Oeiras e dos municípios vizinhos, deputados estaduais, representantes da Defensoria Pública, de secretarias municipais e de vários outros órgãos e instituições.
O próprio Ministério Público, além da Procuradora-Geral de Justiça, levou o Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, e a Corregedora-Geral em exercício, Martha Celina de Oliveira Nunes, mais o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Rebouças, e os Promotores de Justiça Carlos Washington Machado, Ana Botelho, Carlos Rogério Beserra da Silva e Fabrícia Barbosa. O Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras foi representado pelo Promotor Carlos Rubem Campos Reis, que usou a palavra para expressar sua alegria ao ver a nova sede construída.
Os dois pavimentos da sede somam 324 metros quadrados, que compreendem salas amplas, banheiros acessíveis, recepção e auditório. A sede foi construída inteiramente com os recursos geridos pela Procuradoria-Geral de Justiça, que investiu R$ 692 mil. A administração atual do Ministério Público tem trabalhado intensamente para equipar todas as Promotorias de Justiça: a sede de Oeiras já é a terceira sede própria inaugurada por Zélia Saraiva Lima no interior do Estado em pouco mais de um ano.
O nome do Procurador de Justiça João da Mata Barbosa Nunes foi escolhido para o batismo das novas instalações porque esse saudoso membro do Ministério Público nasceu em Oeiras e lá exerceu seu ofício durante 28 anos, tendo sido sepultado na cidade que amava. A família do homenageado compareceu massivamente ao evento, e todos se mostraram muito emocionados. O genro do Procurador de Justiça, Cícero Coelho de Abreu Rocha, foi o escolhido para falar em nome dos demais familiares. Ele exaltou as qualidades de João da Mata Barbosa Nunes e demonstrou todo o contentamento da família pela lembrança.
O Governador do Piauí, Wellington Dias, parabenizou o Ministério Público pela inauguração, e a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, celebrou mais essa conquista. “Vivenciamos neste momento mais uma comemoração para o nosso Parquet e para a sociedade piauiense. Continuamos a trilhar nosso caminho de crescimento em busca da meta de melhor servir ao povo deste Estado. E hoje galgamos mais um passo na subida dessa montanha, entregando uma nova e moderna sede para a população deste encantador e progressista município de Oeiras, primeira capital do Piauí. É imensa a alegria que nos invade, e acredito que ela é extensiva a toda a sociedade de Oeiras e demais municípios que integram esta comarca, porque, de agora em diante, os Promotores de Justiça terão mais comodidade, tranquilidade e conforto para atender aqueles que os procuram”, declarou ela durante o seu discurso. O desenlace da fita inaugural foi conduzido pela Procuradora-Geral e pelo Governador.

O Coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras, Carlos Rubem Campos Reis