O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, reuniu-se com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, na tarde de ontem (11/02). O Subprocurador-Geral está coordenando a segunda etapa da campanha “O Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”, que deve ser lançada em março deste ano. O objetivo do Ministério Público Estadual é congregar várias intituições em torno da problemática do trânsito, que todos os anos ceifa milhares de vidas no Brasil. Infelizmente, vários municípios do Piauí vem ocupando posições no ranking das cem cidades em que mais se registram mortes no tráfego, de acordo com as últimas edições do Mapa da Violência. Valença do Piauí, por exemplo, sempre ocupa a primeira posição entre os municípios do estado, e no último relatório estava na 15ª posição de todas as cidades do Brasil. Também constam do relatório as cidades de Picos e Oeiras, dentre outras.

Como essa é uma realidade que só pode ser transformada com a atuação integrada, o Subprocurador-Geral apresentou o projeto completo ao Governador, ao Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Piauí, Arão Lobão, e ao Coordenador de Comunicação do Estado, João Rodrigues. Também participou da reunião a Assessora para Elaboração e Acompanhamento de Projetos do MP/PI, Elaine Burity. A ideia principal é trabalhar o problema por duas vertentes: prevenção e repressão. Serão desenvolvidas atividades de conscientização e fiscalização sobre comportamentos que colocam em risco a vida das pessoas, com a realização de audiências públicas, palestras e blitzen.

O Governador Wellington Dias demonstrou muito interesse na iniciativa do Ministério Público, e garantiu total apoio a ela, reconhecendo que a situação atual no que concerne ao trânsito é crítica, sobretudo no interior do estado. “Nenhum órgão, isoladamente, vai conseguir resolver o problema do trânsito no Estado. Temos que envolver todas as esferas para podermos ter sucesso. As campanhas educativas têm o objetivo de salvar vidas; por isso,  vamos participar com entusiasmo desse trabalho”, disse o chefe do Executivo.

O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, ficou contente com os encaminhamentos e ideias que resultaram da reunião, e também se comprometeu a envidar esforços constantes para os  índices de violência sejam minimizados.