A Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio de Defesa à Saúde Cláudia Seabra, acompanhada pelos Promotores de Justiça Glécio Setúbal e Carlos Rubem, estiveram na Secretaria Estadual de Saúde para reunião com o secretário Francisco Costa.
O encontro foi um contato inicial entre o Ministério Público e a nova gestão da saúde no estado. Os Termos de Ajustamento de Conduta firmados no ano passado foram colocado em pauta, para que se possa dar cumprimento às cláusulas estabelecidas o mais breve possível. Para tanto, deve-se atualizar as informações sobre a situação dos hospitais regionais, além de nomear os diretores efetivos dessas instituições, mediante teste seletivo necessário.
Os Promotores Glécio Setúbal, Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Barras, e Carlos Rubem, da 2ª Promotoria de Oeiras, levaram a conhecimento as demandas de suas comarcas tanto com relação aos TACs dos Hospitais Regionais Firmados como de outras particularidades.
Durante o ano de 2014, o CAODS firmou vários TACs com o então secretário de Saúde e os municípios, para que fossem melhoradas as condições dos hospitais regionais. Porém, várias cláusulas ainda não foram cumpridas, inclusive a efetiva implantação do sistema de ponto eletrônico para médicos e toda a equipe de funcionários.
O secretário se mostrou favorável às reivindicações, prometendo estudar as ações possíveis. Ficou marcada a próxima reunião para março, a fim de discutir a situação dos hospitais de Barras e Buriti dos Lopes.