A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, deu posse hoje (02/02) a três Promotores de Justiça Substitutos, todos aprovados no último concurso promovido pelo Ministério Público. Emanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, Hugo Eugênio Ferreira Gouveia e Lenara Natista Carvalho Porto tomaram posse diante de um amplo público, constituído por seus familiares e amigo, além de Promotores de Justiça e Juízes de Direito. Os novos membros do Ministério Público atuarão em defesa da sociedade e do cumprimento da lei. A sessão solene de posse foi realizada no auditório Procuradora Iolanda Carvalho, localizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Os novos Promotores de Justiça assinaram termo de compromisso, através do qual assumiram a responsabilidade de atuarem com dedicação e lealdade na defesa da ordem jurídica e democrática do país. Emanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo empossados. Ela destacou o esforço empreendido por todos os candidatos até chegarem à posse e ressaltou a importância de integrar o Ministério Público atuando em defesa do cidadão piauiense.

Zélia Saraiva Lima saudou os novos membros expressando o sentimento de renovação, avanço e esperança no trabalho, destacando que a carreira ministerial demanda profissionais aguerridos e comprometidos com a transformação da realidade social. “Na qualidade de Procuradora-Geral de Justiça, eu os acolho fraternalmente, primeiro como pessoas, depois, como Promotores de Justiça que são. É essa visão humanística de preocupação e zelo pelas pessoas e por seus direitos fundamentais que desejo que levem às suas Promotorias. As trajetórias que surgirão pela frente não serão fáceis e irão demandar sabedoria, prudência e generosidade dos nobres colegas. O Ministério Público não tem razão de ser se não existir uma sociedade para servir. Nós encontramos nossa força e credibilidade no relacionamento com a sociedade. Portanto, aconselho-vos a conquistar as sociedades destinatárias de seu trabalho, saindo de seus gabinetes, dialogando com os vários atores sociais, respeitando as demais Instituições, e sendo exemplo de conduta e decoro, porque é isso que as pessoas esperam de nós”, disse a chefe do Ministério Público durante o seu discurso.

O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, Corregedora-Geral do Ministério Público em exercício, Martha Celina de Oliveira Nunes, o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, o Desembargador Fernando Mendes, a Diretora-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Raquel Costa Normando, e a Secretária-Geral do MP/PI, Débora Said, compuseram a mesa de honra ao lado da Procuradora-Geral de Justiça, como autoridades institucionais.

Os novos Promotores de Justiça passarão por um estágio de adaptação antes de se instalarem em suas comarcas. O estágio é promovido pelo CEAF, e a programação teve início ainda na manhã de hoje, com palestra proferida pelo presidente da APMP, Paulo Rubens Rebouças, sob o tema: “O perfil do Ministério Público”. Até sexta-feira, os empossados assistirão a várias palestras sobre o funcionamento da instituição.