O Ministério Público do Estado do Piauí promoverá o relançamento da campanha “O Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”. A instituição se preocupa com as estatísticas publicadas recentemente, que incluem vários municípios do estado na relação das cidades mais violentas do Brasil no que se refere ao número de mortes e lesões permanentes causadas pelo trânsito.

“Em Teresina, por exemplo, o número de óbitos aumentou 73% no período compreendido entre 2001 e 2011, de acordo com o levantamento conduzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Foi um dos maiores aumentos entre as capitais do país. Não podemos fechar os olhos para essa realidade, porque é necessária uma mudança de postura a nível social, e isso depende de todos os cidadãos”, diz o Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, que está coordenando a campanha. “A violência no trânsito é particularmente nociva porque pode atingir qualquer pessoa a qualquer momento. Não é apenas uma questão de números e estatísticas frias: são mães, pais, filhos e amigos que estão perdendo suas vidas todos os dias, muitas vezes por conta de imprudências que poderiam ser facilmente coibidas, se a sociedade entender que as leis de trânsito foram elaboradas para protegê-la, e não para puni-la”, continua ele.

Com o objetivo de articular as instituições públicas em torno do objetivo de minimizar os níveis desse tipo de violência, o Ministério Público promoverá um evento no dia 20 de março (sexta-feira) dirigido aos Promotores de Justiça, Governo do Estado e suas secretarias, polícias, DETRAN, STRANS, CIPTRAN  e demais órgãos ligados ao gerenciamento do trânsito, além de qualquer outra instituição ou entidade que deseje se engajar nessa causa. O objetivo é executar medidas de atuação integrada sobretudo no interior, onde é mais difícil desenvolver políticas de prevenção e de repressão. As atividades serão voltadas, principalmente, para a municipalização do trânsito, a intensificação das fiscalizações e a construção de bancos de dados que possibilitem a análise da situação real de cada região.

Toda os cidadãos piauienses estão convidados a participar. O evento terá início às 9h, no Auditório Procuradora Iolanda Carvalho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Teresina/PI). Para confirmar sua presença, ligue para (86) 3216-4576. Para os Promotores de Justiça, a Procuradora-Geral de Justiça expediu uma portaria de convocação, para que todos possam compartilhar informações sobre os problemas constatados em suas comarcas de atuação.