O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) lançou no mês de março o Projeto/Campanha: “Mulher Idosa: Proteção, Saúde e Cidadania”. De acordo com o Promotor de Justiça responsável pelo projeto, Francisco de Jesus Lima, este é o mês no qual todos os olhares se voltam para o enfrentamento à violência praticada contra as mulheres.

A campanha vai trabalhar com a mulher idosa, visitando casas de abrigos permanentes para saber como elas estão sendo tratadas, movimentando os estudantes das áreas de saúde, em parceria com as faculdades e fomentando políticas públicas junto com as coordenadorias para que elas possam também trabalhar com a mulher idosa. Segundo o promotor, são as mulheres idosas as que mais sofrem violência, tanto no âmbito doméstico, através dos parentes, como também pelos cuidadores e ressalta que 60% dos casos de violência contra a mulher atinge exatamente as idosas.

A campanha será executada através de um projeto, sendo este dividido em etapas, cuja primeira delas é a visitação às casas de abrigo permanente e em seguida serão promovidas políticas públicas através das coordenadorias. O Nupevid também entrará em contato com a Delegacia do Idoso para saber como são tratadas essas mulheres quando vítimas de violência. Atualmente, o Núcleo está mapeando as casas de abrigo permanente e, posteriormente, cuidadores serão reunidos para participarem de cursos de capacitação. “As mulheres idosas tendem a ser mais solitárias e têm medo de perder a companhia mesmo de alguém que a agride. Por isso, lançamos essa campanha com caráter permanente”, informa Francisco de Jesus.