O Ministério Público, por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e em parceria com a a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) vai implantar em todas as unidades escolares o projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo o diálogo”, com o objetivo de diminuir os elevados índices de violência contra a mulher .

O projeto consiste na realização de palestras de capacitação para professores, alunos e familiares nas escolas, ministradas durante uma semana pela equipe multidisciplinar do NUPEVID juntamente com assistentes sociais e psicólogos. As atividades referentes ao projeto devem ter início na primeira quinzena de Abril.

Segundo Natalli Oliveira,  gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, a educação é uma grande parceira no combate à violência doméstica no Estado, por isso a importância de disseminar a Lei Maria da Penha dentro da comunidade escolar. Tendo os professores como formadores de opinião, com uma capacitação adequada é possível que eles orientem seus alunos para combater a violência contra a mulher.