Na última terça-feira (12.03), o Ministério Público participou de reunião na Fundação Municipal de Saúde (FMS) para discutir a implantação de um sistema de fiscalização para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), proposto pelo Ministério Público para a administração hospitalar. 

O encontro contou com a presença do representante do Ministério Público, Francisco Loiola, do gerente de saúde da FMS, Kledson Batista, e dos coordenadores das Unidades de Saúde dos bairros. Na reunião, o gerente de saúde da FMS apontou as falhas presentes no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentou possibilidades para melhora do atendimento e fiscalização do trabalho dos funcionários de cada UBS. 

Dentre as propostas para otimizar o trabalho está a implantação do modelo de fiscalização e acompanhamento de atividades proposto pelo Ministério Público, no qual as atividades das Unidades Básicas de Saúde serão devidamente supervisionadas, de forma a facilitar a comunicação entre os profissionais que trabalham na UBS e a coordenação. Desta forma, é possível monitorar o trabalho e identificar os problemas e as falhas.

O Ministério Público se posicionou à disposição da FMS, visto que são instituições parceiras que visam o melhoramento da saúde pública no estado.