A 35ª Promotoria de Justiça de Teresina, por meio da promotora de Justiça Leida Diniz e auxiliada pelo Promotor Adriano Fontenele Santos, propôs ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-gestor Fernando Antônio Danda Vasconcelos, da Coordenadoria de Combate à Pobreza – CCPR do Estado do Piauí, no período relativo ao ano de 2009. A CCPR é um órgão do poder público estadual, que recebe recursos públicos e trabalha no sentido de auxiliar na diminuição das desigualdades encontradas no mundo rural.
Segundo a petição, a Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Diversas irregularidades foram apontadas na ação, tais como: ausência de transparência, gratificações indevidas, despesas sem licitação e prejuízo aos cofres públicos. Foi requisitada, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens do réu, no intuito de ressarcir a totalidade dos danos causados, respeitando a Lei de Improbidade Administrativa.
A ação tramita na 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da comarca de Teresina, e seu andamento pode ser acompanhado no sistema Themis Web pelo número 0012664-34.2015.8.18.0140.