O Ministério Público participou nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, da solenidade de entrega dos certificados aos detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, que participaram da primeira turma do Projeto Leitura Livre, desenvolvido pela Secretaria de Justiça em parceria com a Secretaria de Educação e com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.
Iniciado em março deste ano, o Leitura Livre disponibilizou livros para cem internos que, divididos em turmas, realizaram a leitura individual e produziram resenhas a partir de cada obra lida. Para cada livro lido e resenha apresentada, há a redução de quatro dias no tempo da pena.
“O interno recebe o livro, tem 30 dias para ler e, nesse período, uma roda de conversa é realizada com o objetivo de tirar dúvidas e socializar o conteúdo dos livros, debatendo os temas relevantes”, explica a Psicóloga Vanessa Moura, que é a Coordenadora do projeto.
A Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania, representou o Procurador-Geral de Justiça na oportunidade e ressaltou que “a educação no sistema socioeducativo e prisional constitui o terceiro eixo prioritário de atuação do Ministério Público, segundo o Plano Nacional de Atuação do Ministério Público na Defesa do Direito à Educação aprovado pelo Colégio Nacional de Procuradores Gerais, de forma que o Ministério Público apoia o projeto, ao tempo em que parabeniza o Estado do Piauí pela iniciativa.”
O Secretário de Justiça, Daniel Oliveira destacou a importância do projeto. “Aprofundando a política de incentivo à leitura, estamos avançando também na política de ressocialização. Essa turma demonstra a importância de se investir em educação no sistema penitenciário, criando oportunidades para que os detentos vislumbrem uma mudança real no sentido da recuperação através da educação”, disse.