O  Ministério Público do Estado do Piauí participou do XXII  Seminário de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, realizado na cidade de Corrente, nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Na ocasião, o Assessor Especial do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude – CAODIJ José Claudeir Batista Alcântara, proferiu a palestra O Controle Social  na Área da Infância e Juventude.

Na apresentação, José Claudeir abordou o papel dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares na implantação, fiscalização e controle de uma política municipal voltada para a infância e  adolescência.

 

O Seminário de Controladores Sociais é organizado pelo Tribunal de Contas com o objetivo de capacitar a sociedade de forma geral e os conselhos gestores de políticas públicas para a fiscalização dos serviços e contas públicas, contribuindo para a melhoria nessas áreas.

De acordo com  o coordenador do CAODIJ, o Promotor de Justiça Glécio Setúbal, “a participação do  Ministério Público nesses eventos é importante para conscientizar e esclarecer à população acerca de seus direitos e deveres”. Este é o segundo Seminário de Controle Social do TCE que o Ministério Público participa, sendo que o primeiro foi realizado em Picos e teve participação do próprio Promotor Glécio Setúbal.

O próximo seminário será na cidade de Esperantina, de 17 a 19 de setembro.