A Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, titular da 28ª Promotoria, conduziu audiência pública para tratar da humanização do atendimento aos idosos no sistema bancário. Essa mesma pauta já esteve presente em algumas audiências anteriores e, na ocasião, foi constatado que houve melhoria no atendimento aos idosos, aumentando a celeridade.

Um problema ainda relatado pelos abrigos de idosos diz respeito à prova de vida, pois o idoso precisa ir pessoalmente ao banco, e apesar do funcionário do banco ir até o carro, torna muito complicada a vida daqueles que estão acamados. Contudo, foi esclarecido pelo INSS que, entre outras razões, essa ação decorre de uma força tarefa para reduzir as filas no órgão e evitar fraude.

A representante da Polícia Rodoviária Federal sugeriu que os bancos Bradesco, Itaú, e Banco do Brasil, da Av. João XXIII, reservem um local para estacionamento dos idosos debilitados, o que foi prontamente atendido pelo Banco do Nordeste.

Devido à resolução de todas as controvérsias, a Promotora de Justiça procederá ao arquivamento do procedimento que iniciou a audiência.