A Promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), representou o Ministério Público do Piauí no VI Encontro Nacional do Ministério Público para o Enfrentamento à Violência Doméstica – COPEVID – “Ações estratégicas e Gênero”.

O evento foi realizado em Belém (PA), na primeira semana de setembro, reunindo membros do Ministério Público, Defensoria Pública, magistrados, servidores, advogados, estudantes e gestores da rede de atendimento à mulher e movimentos sociais.

No VI Encontro Nacional do Ministério Público para o Enfrentamento da Violência Doméstica – COPEVID – “Ações estratégicas e Gênero”,  Amparo Paz participou como interventora no painel “Violência de gênero e Lei Maria da Penha”, que teve como palestrante a professora Lia Zanotta Machado, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular de Antropologia da Universidade de Brasília (UNB).

“Entendo que, para o enfrentamento à violência doméstica, temos que ter um enfoque às questões de gênero, tendo em mente sempre que o respeito a essas questões levam a direitos humanos e a igualdade entre as pessoas. Precisamos ampliar esse debate de modo que a mensagem seja absorvida pelos agentes públicos que protegem as mulheres”, explica a Promotora Amparo Paz.

O VI Encontro Nacional do MP foi uma realização do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid).