O Conselho Nacional do Ministério Público divulgou ontem (28/10) o novo ranking do “Transparentômetro”. O ranking da transparência é resultado do trabalho realizado pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP (CCAF), que verifica, a cada três meses, se os sites das unidades do Ministério Público da União e dos Estados estão cumprindo disposições das Resoluções CNMP nºs 86/2012, 89/2012 e 115/2014 e o Novo Manual do Portal da Transparência. As normas dispõem sobre o Portal da Transparência do MP e a regulamentação da Lei de Acesso à Informação no âmbito do Ministério Público.
Em comparação com o mês de junho, o resultado demonstrou exemplos expressivos de aumento do índice de cumprimento das exigências: o Ministério Público do Piauí, por exemplo, saltou da 23ª posição para a 15ª, com índice de 85,77% de cumprimento dos requisitos, um aproveitamento que equivale, por aproximação, aos pencentuais obtidos pelos estados que ocupam as primeiras posições da lista.
A transparência é um dos valores institucionais do Ministério Público do Estado do Piauí, e o Portal da Transparência é um instrumento de controle social da execução orçamentária, financeira e administrativa dos Ministérios Públicos da União e dos Estados. Clique aqui para acessá-lo!