Na última quinta-feira (22), o Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima conduziu a apresentação do Banco de Dados Leoneide Ferreira, popularmente conhecido como “IPenha”, primeiro banco de dados do Brasil que mapeia a violência contra mulheres. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo das Promotorias de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID/MPPI).

A apresentação aconteceu em audiência pública com o tema: “O sistema nacional de informações, referente à atividade de avaliação de políticas públicas de combate à violência contra mulher”. O evento foi presidido pela senadora piauiense Regina Sousa.

O projeto está alinhado ao 3º Plano Plurianual de Políticas para Mulheres – 2012/2015, que prevê um sistema nacional de dados unificados, para construção de indicadores que permitam maior monitoramento, avaliações e desenvolvimento de políticas públicas específicas.

Em Teresina, o sistema já foi implantado. Funciona desde o mês de março de 2015, encontrando-se apto a receber dados sobre a violência doméstica e familiar contra mulher de todo território nacional.
Para a Senadora Regina Sousa, o debate gerou importantes encaminhamentos e outras serão promovidos, objetivando avanços e conquistas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.