O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do Ministério Público do Estado do Piauí promoveu hoje (01) a primeira atividade alusiva ao movimento mundial Outubro Rosa, que é um alerta para a necessidade de cuidados com a saúde feminina, com ênfase na prevenção ao câncer de mama. O comitê convidou o renomado oncologista Sabas Vieira para conduzir uma apresentação, que foi prestigiada por quase cem colaboradoras do MP/PI, entre Promotoras de Justiça, servidoras, estagiárias e funcionárias terceirizadas.

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, também assistiu a toda a palestra. “A Procuradoria-Geral de Justiça não poderia ficar alheia a essa causa, posto que é muito importante que todas as colegas estejam saudáveis, satisfeitas e felizes, porque só assim poderemos fazer o bem às pessoas que precisam da atuação do Ministério Público. Partindo dessa premissa, constituímos o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, que desenvolverá vários outros projetos como este, sempre com o intuito de estimular o autocuidado e de promover a valorização do ser humano”, declarou o chefe do Ministério Público em seu pronunciamento de abertura.

Sabas Vieira falou sobre a importância do cultivo de hábitos saudáveis para a conquista de uma vida longa, feliz e saudável. A apresentação percorreu temas como alimentação, atividades físicas e predisposições genéticas. O médico informou que o câncer de mama é o segundo mais incidente no mundo, e que é essencial o diagnóstico precoce, que na grande maioria dos casos evita traumas profundos e sequelas.

No final da atividade, a coordenadora do SQVT, Cléia Fernandes, agradeceu ao Dr. Sabas Vieira em nome do Ministério Público do Estado do Piauí e conduziu um sorteio diferente: a sorteada ganhou a posse do livro “Anticâncer”, de David Servan-Schreiber, mas terá que passar o material adiante depois de finalizar a leitura. A publicação será transmitida a várias colaboradoras do Ministério Público, em uma cadeia de compartilhamento de informações e de experiências. 

A campanha se estenderá por todo o mês de outubro, com várias atividades. Hoje, os colaboradores que compareceram receberam bottons para declarar apoio à causa e folhetos informativos.