O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, esteve hoje (16) na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) para assinar um termo de cooperação técnica e operacional para execução do programa “Ação Justiça Eleitoral e Cidadania” (AJE), cujo objetivo é estimular a formação de um pensamento crítico voltado para o exercício da cidadania. O TRE articulou uma rede de dez parceiros, entre instituições de ensino superior, Ministério Público Federal, Secretarias de Estado, IBAMA, OAB e outras organizações.

O programa inclui ações educativas no âmbito das escolas, predominantemente com alunos de ensino médio, para o desenvolvimento do juízo crítico e do senso de participação política em comunidade. Os conteúdos envolvidos na campanhas contemplam vários aspectos da cidadania, como a cultura de paz, a defesa do meio ambiente, a conscientização sobre a importância do voto responsável e consciente, a ética, a valorização da cultura e o incentivo à produção artísticas, dentre outros temas.

 

“O Ministério Público, enquanto instituição que preza pela educação cívica, sente-se honrado por contribuir com projetos como esse”, declarou Cleandro Moura. A Procuradoria-Geral de Justiça prestará apoio através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) e do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid). De acordo com o termo de cooperação, o Ministério Público deverá recrutar membros e servidores para condução de palestras e oficinas, bem como contribuir com a produção de cartilhas e outros materiais e informativos para distribuição durante os eventos da AJE.