As ações do projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas”, desenvolvidas através de parceira entre o Ministério Público e Secretaria de Educação do Estado, de forma pioneira e permanente, já atingiram mais de dez mil estudantes e cinco mil profissionais da educação, incluindo os residentes no interior do Piauí.
O projeto é desenvolvido através de planejamento prévio, entre os profissionais da educação e rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, com capacitações e estudos da cartilha desenvolvida para orientação do corpo docente e discente.
Para a Secretária de Educação, Rejane Dias, o projeto busca levar a temática às escolas de todo o Estado, de forma pedagógica, permanente e sem substituir os professores em sala de aula, pois são estes os verdadeiros vivenciadores do dia-a-dia dos alunos. “A nossa experiência deverá provocar mudanças nacionais, com a inclusão de estudos da Lei Maria da Penha nos currículos escolares pelo Ministério da Educação e Cultura”, declarou ela.
O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima afirma que o projeto vai além de apresentações, pois tem desenvolvido, nos espaços escolares, a conscientização sobre a igualdade de gênero, com a produção de apresentações teatrais, músicas e textos. “Não tenho dúvidas de que os alunos e alunas da rede pública de ensino do Estado obterão as melhores notas na redação do ENEM”, afirma o representante do MP/PI. O Promotor de Justiça cita um trecho da poesia produzida pela aluna Karolayne Araújo, do 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Professor Pires de Castro, bairro Itararé.
“O papel da mulher na sociedade vem sendo alterado
Mas ainda há muito para ser conquistado
Somente juntos podemos transformar
Essa realidade sombria em passado
Para que a essência feminina
Possa se tornar algo devidamente valorizado!”
A execução do projeto segue suas atividades, em Teresina, com as culminâncias promovidas pelas escolas, na forma do cronograma abaixo, aberto à sociedade em geral. Os municípios podem firmar parcerias para implantações das ações.
- Dia 20/11 (sexta-feira), às 09:00 horas, na Unidade Escolar Premen Sul, situada em Teresina na Climério Bento Gonçalves, s/n – bairro Monte Castelo;
- Dia 20/11 (sexta-feira), às 16:00 horas, na Unidade Escolar Domício Magalhães, situada em Teresina no Conjunto Promotora, quadra 57.
- Dia 21/11 (sábado), às 09:00 horas, na Unidade Escolar Martins Napoleão, situada em Teresina no Conjunto Promotora, quadra 115.
- Dia 21/11 (sábado), às 16:00 horas, na Unidade Escolar Godofredo Freire, situada em Teresina na avenida Miguel Rosa, bairro Piçarra.
- Dia 21/11 ( sábado), às 16:30, na Unidade Escolar Dilson Fernandes, situada em Teresina na rua Alferes Deodato Costa Veloso, 243 – bairro São Joaquim.
- Dia 23/11 (segunda), às 08:00 horas, Colégio Estadual Zacarias de Góis, com realização no Auditório do Instituto de Educação, situado em Teresina na rua Rui Barbosa – bairro Matinha.