Na última quinta-feira (29), o Ministério Público, por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), participou de evento alusivo ao projeto “Justiça Eleitoral e Cidadania”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral. O evento foi realizado no Teatro 4 de setembro, no Centro de Teresina.

A Promotora de Justiça e Coordenadora do NUPEVID, Amparo de Sousa Paz, ministrou palestra sobre a violência contra a mulher para os alunos das escolas participantes. O assunto foi tratado de forma acessível às crianças e adolescentes, que ainda contribuíram com perguntas e comentários sobre o tema. A Promotora de Justiça falou também sobre quais recursos estão disponíveis para a mulher em caso de violência, como devem proceder e qual o trabalho realizado pelo NUPEVID.

O projeto “Justiça Eleitoral e Cidadania” é realizado pelo TRE em parceria com instituições públicas e privadas e tem o objetivo de estimular crianças e adolescentes no debate acerca de noções de cidadania, trazendo discussões como o exercício do voto consciente, o combate às drogas e à violência, o respeito ao meio ambiente e sua sustentabilidade, respeito à minorias e educação cidadã para democracia. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, assinou termo de cooperação técnica com o TRE, garantindo a participação do Ministério Público em atividades com essa.