O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Moura, assinou hoje (23) o ato de criação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público. O órgão será responsável por promover políticas e ações que minimizem os riscos a que estão expostos os membros e servidores da instituição. “A segurança institucional é um dos nossos objetivos estratégicos, porque é imprescindível atentar para as situações de ameaça e risco pessoal que podem ser produzidas pela atuação dos nossos colaboradores, em decorrência das próprias atribuições do Ministério Público”, explica Cleandro Moura.

 

O GSI será diretamente vinculado ao Procurador-Geral de Justiça, e coordenado por um membro do MP/PI nomeado por ele. O órgão poderá propor normas de segurança, fiscalizar o seu cumprimento, recolher dados e informações, avaliar as situações de risco e executar as medidas necessárias para garantir a proteção dos membros e servidores ameaçados e de seus familiares, se for o caso.

 

O tema é tratado com especial atenção, inclusive pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O ato editado pela PGJ/PI está em consonância com as diretrizes nacionais para gestão de ameaça e risco a membros e servidores da instituição.