A 30ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do meio ambiente, requereu ao Poder Judiciário uma liminar para regularização das instalações físicas localizadas no fundo do Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde, onde está sendo realizada a 65ª Feira Agropecuária do Piauí, a Expoapi. As estruturas estão sendo utilizadas para venda de alimentos e bebidas, mas encontram-se em situação de abandono e precariedade, o que coloca em risco a integridade física de todo o público que está visitando o local.

 

A Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ) havia se comprometido a providenciar os reparos necessários, mas as cláusulas do termo de ajustamento de conduta celebrado com o Ministério Público foram descumpridas. A Promotoria de Justiça alertou o Poder Judiciário sobre o risco de tragédia, já que há perigo de queda do telhado, pois as colunas que dão sustentação à estrutura estão infestadas de cupins.

 

O Juiz de Direito da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública deferiu o requerimento apresentado pelo MP/PI, determinando que APCZ execute as medidas necessárias até a manhã deste sábado (12), sob pena de interdição das instalações afetadas. De acordo com a programação do evento, as atividades devem se estender até o próximo domingo.