O Ministério Público firmou, na manhã de hoje (16), um Termo de Ajustamento de Conduta com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e Fundação Municipal de Saúde para a adoção de diversas medidas de infraestrutura, organização, limpeza e funcionamento no Centro Cirúrgico do Hospital de Urgência de Teresina – HUT, Zenon Rocha, a fim de garantir a eficiente prestação do serviço público de saúde.

Os compromissos foram firmados com base em um Relatório de Inspeção apresentado à Promotoria de Justiça produzido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, relacionando as irregularidades encontradas no local. E ainda, em inspeções feitas pela GEVISA (Gerência de Vigilância Sanitária da FMS) e pela DIVISA (Divisão de Vigilância Sanitária Estadual), que apontou o não cumprimento de alguns itens.

O Promotor Eny Marcos Vieira Pontes ressaltou que não foram identificados problemas estruturais no centro cirúrgico. “As irregularidades que ainda não foram sanadas dizem respeito a organização e funcionamento. Algumas rotinas, como controle de entrada de estudantes e uso de joias pelos profissionais de saúde que podem facilitar a contaminação do ambiente”, ressaltou.

Também participaram da audiência, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde Karla Carvalho, o Secretário Municipal de Saúde Aderivaldo Andrade, a Presidente da Fundação Municipal de Saúde Maria de Fátima de Oliveira, o diretor-geral do HUT Gilberto Albuquerque e o Procurador-Geral do Município, Cláudio Rêgo Filho.