Durante a solenidade de reinauguração do Colégio Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, na manhã de hoje (21), o Procurador-Geral de Justiça Cleandro Moura assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC com o objetivo de combater a violência nas escolas. O Ministério Público vai ajudar na formação do corpo docente da escola por meio da atuação dos Promotores de Justiça.

Entre os temas que serão abordados pelo Projeto estão: o respeito ao patrimônio público, principalmente os prédios e bens que guarnecem as escolas; a questão do uso de drogas, do bullying, a relação respeitosa que deve existir entre aluno e professor, a responsabilidade das famílias no acompanhamento escolar das crianças e adolescentes, o bom relacionamento com o meio ambiente, a educação em direitos humanos e solução pacífica dos conflitos.

“A paz é uma construção e responsabilidade de todos. Parte do indivíduo, deve crescer na família e ampliar-se nas escolas. Dessa forma, propomos uma maior integração na relação entre Ministério Público, Secretaria de Educação, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e profissionais da área de educação, na busca desse objetivo”, destacou Cleandro Moura.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania – CAODEC, Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, que está à frente do projeto destacou que o momento não poderia ser melhor para o lançamento do projeto. “Nós queremos agradecer à Secretaria de Educação que abraçou a nossa ideia e esperamos, com isso, contribuir para difundir a cultura de paz nas escolas”, ressaltou.

A Secretaria de Educação Rejane Dias parabenizou o Ministério Público e prometeu levar o Projeto “Paz nas Escolas” as demais unidades de ensino do Estado. “Esse é um Termo de Cooperação inédito. O MP vai nos ajudar na conservação do patrimônio e enfrentamento à violência e ao uso de drogas. Queremos um espaço de ensino seguro. Parabéns pela coragem e ousadia de implementar esse projeto. Vamos levá-lo para todas as escolas”, enfatizou.