Durante a realização da III Conferência Estadual de Direitos Humanos e III Conferência Estadual LGBT, pessoas que prestaram serviços em prol dos direitos humanos do Piauí foram homenageadas. Entre elas, a Promotora de Justiça Myrian Lago, que na oportunidade, também tomou posse no Conselho de Direitos Humanos. O objetivo do evento foi promover uma avaliação das políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação e construir novas diretrizes para políticas públicas.
A Conferência foi dividida em grupos de trabalhos, nos quais foram analisados os eixos: Afirmação e fortalecimento da democracia; Garantia e universalização de direitos; Promoção e consolidação da igualdade; Políticas Transversais, Participação Social e Sistema Nacional LGBT; Educação, Cultura e Comunicação/Mídia em Direitos Humanos; Segurança Pública e Justiça; Marcos Jurídico e Legal para o Enfrentamento à Violência.
A Palestra Magna foi proferida por Symmy Larrat, coordenadora Nacional de Políticas Públicas para LGBT do Ministério de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O tema foi Diretos Humanos de Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade” -“Por um Piauí Criminalize a Violência Contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”.
Ao final, foi feito um documento com as principais propostas e monções. Nesta etapa também ocorreu a eleição dos delegados que irão representar o Estado do Piauí, na Conferência Nacional.