A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular o Promotor Eny Marcos Vieira Pontes, instaurou procedimento investigativo para apurar possíveis inadequações quanto ao atendimento das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, estabelecidas na Portaria M.S. nº 1.391, de 16 de agosto de 2.005, com ênfase na integralidade do atendimento realizado por equipe multidisciplinar. Diligências foram realizadas para apurar o acesso ao serviço ambulatorial prestado pelo Hemocentro do Piauí – HEMOPI.
Após comprovar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes na marcação de consultas para o atendimento médico especializado, foi realizada uma audiência no dia 16 de fevereiro, oportunidade em que a direção do HEMOPI e a Diretoria de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria de Município confirmaram a alteração da forma de marcação de consultas para os pacientes de Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias cadastrados.
Em atendimento ao requerimento do Ministério Público, foi implantado o sistema de marcação de consultas no HEMOPI, com o cadastramento e treinamento de servidores. Essa alteração beneficiará todos os pacientes que precisam do atendimento ambulatorial do hemocentro. A partir de agora, os pacientes cadastrados não precisarão se deslocar para a Unidade de Básica de Saúde para o atendimento médico e marcação de uma consulta com médico hematologista. Ou seja, a marcação de consultas ou retorno será realizada diretamente no próprio HEMOPI.