O Promotor de Justiça Francisco Túlio Ciarlini Mendes promoveu uma atividade preventiva, relativa ao enfrentamento de doenças como a dengue, a frebre chikungunya e zika. Durante reunião realizada na última quarta-feira (16), na sede da Secretaria Municipal de Educação de Cocal, o representante do Ministério Público ministrou palestra a todos os agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias. Túlio Mendes falou sobre as sanções penais e administrativas para a que estão sujeitos os agentes e moradores do município que não colaborarem com o combate ao mosquito vetor.
A Secretária Municipal de Saúde, Eliane Carvalho Cardoso, e uma representante da Referência Descentralizada do Ministério da Saúde, Lígia Borges, também estavam presentes e transmitiram orientações.
O Promotor de Justiça falou também sobre a inspeção de terrenos particulares abandonados e de imóveis fechados, nos quais pode haver lixo acumulado. Nesses casos, o Ministério Público recomenda que os proprietários sejam notificados, para que, em um prazo de 48 horas, providenciem a limpeza do local e recebam as orientações de prevenção. Caso não executem essas medidas, poderão sofrer as consequências penais e administrativas cabíveis.