Diante de reclamações feitas sobre irregularidades quanto à estrutura física, organização e funcionamento do serviço de urgência e emergência do HUT – Hospital de Urgência de Teresina, em 2014, o Ministério Público por meio da 29ª Promotoria de Justiça que tem como titular o Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, instaurou um procedimento investigativo para apurar a situação.
Durante a tramitação, diligências e reuniões foram realizadas buscando melhorias para o setor. Somando as intervenções do Ministério Público e os esforços do Poder Público Municipal foi realizada uma ampla reforma no setor de Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina.
Após as reformas e adequações, o HUT, que possuía 286 leitos, agora, conta com 368 leitos, inseridos no cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), representando 82 novas vagas para internação a mais, disponibilizadas aos usuários do SUS. O Pronto Atendimento, que antes não era climatizado, hoje conta com aparelhos de ar-condicionado, e, ainda, dispõe de leitos individualizados, proporcionando maior conforto e privacidade aos pacientes.