As mulheres que atuam no Ministério Público do Piauí começaram o dia 8 de março participando de um evento no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Um ciclo de debate foi realizado com a participação da Procuradora de Justiça e coordenadora do CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Raquel Normando; da coordenadora do NUPEVID – Núcleo das Promotorias da Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, Maria do Amparo Paz e da gerente da Natura Simone Franco. O encontro foi mediado pela psicóloga do Ministério Público Liandra Nogueira.
O Procurador-Geral de Justiça Cleandro Moura fez questão de estar presente no evento destacando a importância do trabalho das mulheres no Ministério Público do Piauí. “Quando formei a nossa equipe de trabalho fiz questão de colocar um número maior de mulheres pelo zelo e cuidado maior que elas têm no desempenho das suas funções. Por isso, essa nossa homenagem é mais do que justa e merecida”, enfatizou.
O ponto alto do evento foi a troca de experiências. As participantes relataram as dificuldades enfrentadas por elas durante as suas trajetórias de vida. Como elas conseguem conciliar as várias jornadas que a mulher moderna enfrenta e o novo papel delas na sociedade. “Nós hoje, lutamos pela paz. O nosso trabalho é também voltado para os homens no sentido de conscientizá-los sobre esse novo momento”, destacou a Promotora Amparo Paz.
Na sequência, a Procuradora de Justiça Raquel Normando destacou as experiências vivenciadas por ela, principalmente no interior do Estado, quando esteve à frente de algumas promotorias. “Não foi fácil conciliar o meu lado profissional com o desejo de ser mãe. Enfrentei muitas dificuldades e contei com o apoio de muitos colegas. Posso dizer que me sinto realizada pelo trabalho que exerço no MP e pelo sucesso na minha vida pessoal também”, disse.
O evento organizado pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – SQVT também teve o apoio do SINDSEMP – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Piauí.