O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), órgão, auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, está coordenando o projeto “Queremos Paz”, cujo objetivo é fomentar a atuação conjunta da escola, família, sociedade e demais órgãos públicos na preparação de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania.A campanha já está em fase de execução, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEDUC).
“Sabe-se que a solução para a violência não está unicamente na repressão, mas sim num projeto político-pedagógico que contemple outras instâncias além do ensino-aprendizado. É preciso envolver os familiares, a comunidade e o poder público para que o problema seja discutido e novas ações sejam planejadas para minimizar o problema”, informa a Promotora de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do CAODEC e idealizadora da campanha.
Na última sexta-feira (18), a Secretária-Geral do Ministério Público, Cléia Fernandes, conduziu uma capacitação dirigida aos representantes de 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí, para apresentação das ações que serão desenvolvidas dentro das escolas. “Busca-se a capacitação dos professores da rede estadual de ensino, que se tornarão os multiplicadores e fomentadores das discussões em suas escolas, incentivando os estudantes a produzirem comunicação, de modo que possam refletir sobre os temas apresentados, de forma crítica, e que construam opiniões positivas”, explicou Cléia Fernandes.
Os temas contemplados pelo projeto incluem bullying, drogadição, violência escolar, direitos humanos e promoção da cultura de paz, dentre outros.