O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON) divulga hoje o Cadastro das Reclamações Fundamentadas do ano de 2015, documento publicado anualmente por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado ontem (15/03). Segundo o Coordenador do órgão, Nivaldo Ribeiro, o cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento essencial de defesa e orientação dos consumidores.

 

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o fornecedor.

 

A ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.

 

Em 2015, a campeã em reclamações foi a empresa Oi (fixo e móvel), com 966 ocorrências, sendo a maioria por má qualidade dos serviços, publicidade enganosa, orçamento com defeitos e cobrança indevida. Em segundo lugar, ficou o grupo Claro/Embratel/NET, com 963 reclamações. Em terceiro lugar está a Eletrobrás Piauí, com 711 ocorrências. Em seguida, estão as empresas Itau, Caixa Econômica Federal, TIM/Intelig, Sky, Bradesco, Agespisa e Samsung.

 

Confira em anexo o ranking dos mais reclamados e a íntegra dos Cadastros das Reclamações Fundamentadas.