A Promotora Maria do Amparo Sousa Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), representou o Ministério Público do Piauí na reunião de trabalho em que foram discutidas as estratégias do Disque Denúncia da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O encontro aconteceu na última sexta-feira (11), em Brasília.
Em dez anos de existência, a Central Ligue 180 realizou mais de 4 milhões de atendimentos. Desde março de 2014, as denúncias feitas através do Ligue 180 são direcionadas para os pontos focais da Segurança Pública e aos Ministérios Públicos de cada estado. Em 2015, o Ligue 180 recebeu 76.651 denúncias.
“O ligue 180 é uma ferramenta importante para a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o Brasil. No encontro, discutimos procedimentos de melhoria relativos ao fluxo de encaminhamentos de denúncias de crimes e reclamações relativas aos serviços da rede de atendimento à mulheres, além de propostas para o fortalecimento da relação entre os órgãos que recebem as denúncias advindas do Ligue 180”, declarou Amparo Paz.