A Promotoria de Justiça de Palmeirais, através da Promotora Juliana Nolêto, tem visitado semanalmente escolas municipais, com o objetivo de acompanhar o trabalho desenvolvido e fiscalizar o bom funcionamento das escolas. Em decorrência desse trabalho, que é acompanhado pelo Secretário de Educação, algumas escolas foram interditadas a pedido do Ministério Público, por não terem condições mínimas de funcionamento.
Durante as visitas é verificada a estrutura e são registradas as queixas de professores e alunos e, dependendo da gravidade dos problemas, a Promotoria recomenda a interdição, para que sejam tomadas as medidas para solucioná-los. Um exemplo é a Escola Di Chapada, cuja reforma já está sendo feita, enquanto os alunos assistem aulas em outro local para não atrasar o conteúdo programático.
Além da fiscalização, vários projetos são desenvolvidos pela Promotoria de Justiça com as escolas, envolvendo reciclagem, horta, gincanas e reativação de biblioteca. Esse trabalho contínuo faz parte da atribuição do Ministério Público de defesa da educação, e é uma forma de integração da instituição com a sociedade, afirmando o seu papel de agente de transformação social.